Cuidados para quem tem alguém para cuidar

Novembro Azul e prevenção do câncer de próstata: entenda como é indispensável este ato de preservação da saúde e de amor à família.

https://images.unsplash.com/photo-1549227082-0ea18ce30397?ixlib=rb-1.2.1&q=85&fm=jpg&crop=entropy&cs=srgb&ixid=eyJhcHBfaWQiOjYzOTIxfQ

Eu tenho uma mensagem direta para você, homem. Ela é dirigida para todas as pessoas do sexo masculino.

E se você é chefe de família, este recado certamente se torna ainda mais especial. Para todos aqueles que sempre tiveram a preocupação em ser o melhor marido e pai que um lar pode ter.

Para quem sempre buscou as melhores escolas e amizades para os filhos. Ou àquele que luta para que a esposa se orgulhe do companheiro que tem.

Você sabe que representa um pilar de sustentação para tanta gente ao seu redor.

E o que tenho para dizer é muito claro e objetivo: saiba que você pode ainda estar em dívida com aqueles que ama.

É exatamente isso! E por quê? O que fazer?

Pois você é esse pilar. E a solução é muito simples, basta você cuidar de si mesmo. Nada mais do que pensar em você. Apesar de parecer contraditório, agindo assim você estará garantindo a felicidade e tranquilidade de todos.

Você já buscou entender o que é necessário para se prevenir? Se ainda não, você sente algum tipo de receio ou tem alguma dúvida?

Aqui no GoOut nós te ajudamos a esclarecer e apoiamos intensamente a campanha do Novembro Azul.

Conhecer para eliminar

Descubra o que é o câncer de próstata, como identificar e lidar com ele.

Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Quando olhamos para a quantidade total, e considerando os dois sexos, é também o segundo tipo mais presente.

Está mais do que claro que é um risco que deve ser considerado, conhecido e prevenido.

Você sabe o que é a próstata?

É uma glândula que existe apenas no corpo do homem e que fica na parte de baixo do abdômen. Tem um tamanho pequeno e fica abaixo da bexiga e à frente do reto (onde finaliza o intestino grosso). Ela envolve o início da uretra (tubo que elimina a urina) e também produz o sêmen.

Como faz para perceber que há algo errado com ela?

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

E se aparecer, o que precisa ser feito?

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais).

Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia, em combinação com tratamento hormonal podem ser utilizados.

Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um. Aja sempre conforme orientações de seu médico.

E, o mais importante de tudo, como fazer para identificar rápido e eliminar logo?

É importante que os homens façam o rastreamento a partir dos 40 anos de idade para quem tem histórico familiar. Aos que não tem casos próximos na família, pode ser a partir dos 45 anos.

As formas de rastreamento da doença são o exame de sangue PSA e toque retal. E é justamente aí onde muitas vezes nascem os problemas. É neste momento do exame onde surgem os medos, tabus e preconceitos.

O preconceito não é maior do que a vida

Eliminar o preconceito é fundamental para os cuidados preventivos frequentes.

Você não precisa, e não pode, esperar a doença ser diagnosticada para tomar uma atitude. Veja abaixo algumas razões para não deixar a omissão prejudicar sua vida.

  • Já vamos começar pelo maior de todos os preconceitos: o exame. É necessária a realização do exame PSC aliado ao de toque retal. Há casos onde a presença de PSA alterado não manifesta a doença e vice-versa.
  • O câncer de próstata pode ser diagnosticado a partir dos 40 anos. Esqueça a ideia de que é uma doença de velhos!
  • Porém um detalhe é altamente relevante, os sintomas se manifestam na fase avançada da doença, por isso é importante os exames preventivos desde o início.
  • Homens com casos na família tem mais chances de desenvolver a doença, principalmente com graus próximos de parentescos como pais, tios e irmãos maiores são as chances.
  • Vasectomia não causa câncer de próstata. Tire este receio da sua cabeça.
  • O simples aumento da próstata não é sinal de câncer. O aumento é chamado de hiperplasia benigna da próstata e pode ser tratado com medicamentos orais ou cirurgias endoscópicas.
  • Presença de sangue na urina ou sêmen pode ser sinal de câncer de próstata. Fique atento!

O mais importante de tudo é lembrar que sempre existem os amigos e pessoas da família que podem estar próximos e te ajudar.

Uma missão de todos

É acima de tudo por eles! Pense em todos aqueles que você ama.

https://images.unsplash.com/photo-1514415008039-efa173293080?ixlib=rb-1.2.1&q=85&fm=jpg&crop=entropy&cs=srgb&ixid=eyJhcHBfaWQiOjYzOTIxfQ

A presença atuante da esposa e filhos é fundamental.

O GoOut apoia e incentiva a prevenção do câncer de próstata e faz um lembrete a vocês, esposas e filhos, que compartilham das responsabilidades da família: incentivem o chefe da casa a fazer os exames de prevenção.

São atitudes simples e afetivas que carregam um valor emocional e psicológico essenciais. Estejam sempre ao lado do seu parceiro.

Vamos todos atuar nesta causa juntos!

Um ato de amor, mais do que uma obrigação

Tenha consciência da importância de se cuidar, pois o seu valor na vida das pessoas você já conhece muito bem.

Para finalizar, de forma rápida, você entendeu que não se trata de nenhum motivo de preconceito, medo ou fragilidade. Combinado?

E também, ficou claro que as suas atitudes estão diretamente ligadas ao fato de você ser a figura que é, e representa. Estamos conversados?

São cuidados necessários de quem tem pessoas muito importantes para cuidar!