Não desvie para o que não gera valor

Apesar de parecer clichê de cursos e manuais de gestão, manter o foco voltado para o que realmente importa é um grande diferencial competitivo nos negócios e na vida.

Permita-me começar com uma afirmação um tanto mais forte: todo preguiçoso sempre diz que o sucesso de alguém foi sorte, ou então que esta pessoa “leva jeito” para a coisa.

O sucesso é visto por muita gente como consequência de uma condição prévia favorável. Você já deve ter presenciado situações em que ouviu alguém falar que o dinheiro sorri para determinadas pessoas.

Mas a verdade é que o dinheiro não sorri para ninguém. Ele é simplesmente o resultado da capacidade de dominar um ofício e o executar com excelência.

Para dominar um ofício e obter sucesso com ele, é preciso sacrifício. Isso é assim porque não se trata somente de “levar jeito” para as coisas.

Mesmo com algum talento ou aptidão, as pessoas de resultados superiores, praticam exaustivamente e chegam o mais perto possível da perfeição.

E para praticar com afinco e determinação, de forma que cheguem à excelência, as pessoas necessitam de muito foco e muita força de vontade.

Vamos falar sobre isso…

Direção e disciplina ajustados

Escolhas certas e um planejamento bem feito são os primeiros passos para o resultado desejado. Execução com alto grau de esforço e atenção aos detalhes é garantia dele.

Como você pretende estar com seu negócio em dois, cinco, ou dez anos? Eu tenho certeza que você já ouviu esta pergunta antes.

Para chegar lá, você conta com fatores como sorte, destino, vontade e desejo? É provável que sim, como a grande maioria de nós fazemos, o que não tem nada de errado nisso. Errado é quando você para por aí.

Quais escolhas você está fazendo hoje para garantir que seu estabelecimento obtenha o sucesso planejado? Escolhas diferentes levam a resultados diferentes.

Seja o que você decidiu, no tempo que estabeleceu, uma coisa é certa: você primeiramente terá que se esforçar.

Além disso, é necessário deixar bem claro que não para por aí…

ESFORÇO APENAS NÃO É SUFICIENTE!

É preciso disciplina e atenção aos detalhes. Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que o diabo mora nos detalhes, não foi?

Pois é, chegamos então no ponto central da discussão: como garantir foco intenso naquilo que está executando?

A importância e forma correta de manter o foco

Não se deixe levar pela tentação de fazer aquilo que é mais fácil, ou a urgência da última hora.

O tempo está passando e graças à modernidade e tecnologia vivemos a sensação de que a velocidade se sobrepõe a tudo. Estamos sempre pensando no próximo compromisso, na próxima atividade, no que é necessário fazer depois.

O mundo cotidiano oferece uma enormidade de motivos para desviar a atenção e deixar de fazer o que gera valor para você e seus negócios.

Neste contexto, é normal você estar constantemente tentado a sempre fazer aquilo que demanda menos esforço, a procrastinar as tarefas mais difíceis.

Portanto, além de metas claras e atingíveis, é importante que você seja suficientemente chato consigo mesmo para conseguir realizar cada uma das tarefas a que se propõe.

Isso é que é ter foco.

Aqui vão algumas dicas valiosas para organização de tarefas e aumento da capacidade de concentração:

  1. Estabeleça metas realistas: pequenas conquistas mandam uma mensagem para seu cérebro que você está evoluindo, dificultando a tentação de se render a desculpa do fracasso. O fracasso é, algumas vezes, uma zona de conforto.
  2. Coloque tempo para as tarefas: você precisa dimensionar qual tempo necessário para executar cada tarefa e se manter fiel a este contrato pessoal. Use o tempo reservado apenas para a tarefa proposta.
  3. Seja “fiscal” de você mesmo: depois de ter estabelecido o tempo de execução de uma atividade, fique sempre alerta e não faça nada além daquilo.
  4. Mantenha a “atenção periódica”: isso significa quebrar seu tempo em etapas. Ou seja, ao invés de estabelecer 2 horas seguidas para, por exemplo, fazer o planejamento financeiro de seu restaurante, faça isso em ciclos mais curtos de 30 ou 40 minutos, com intervalos de poucos minutos.
  5. Evite distrações: celulares sempre longe e com todas as notificações desligadas. Evite também manter aberta mais de uma aba do navegador da internet, ou arquivos que não são relacionados à tarefa. Existe sempre um risco de você correr os olhos para estas distrações quando estiver em algum momento mais “chato” ou difícil
  6. Aceite e se acostume a fazer trabalhos chatos: não procrastine. A conquista de objetivos, na maioria das vezes, requer momentos e ações burocráticas como análises, estudos, ordens, acompanhamentos e muito mais.
  7. Intervalos: não apenas durante tarefas, como também no dia-a-dia. Reserve momentos de lazer e momentos para fazer coisas que não tem nada a ver com seu trabalho. E aproveite este momento, não faça nada relacionado à sua atividade.

E quais são de fato as vantagens e tomar nota e seguir todos estes passos?

O que você ganha em manter o foco

Só você sabe o quanto é precioso o seu tempo.

O cérebro humano pode se dividir em várias atividades, mas a energia é sempre a mesma. Ao se dividir em várias atividades, você certamente vai diminuir a intensidade do seu foco.

É biologicamente impossível o cérebro humano se concentrar em todas as tarefas ao mesmo tempo.

Resultado disso?

Ao não focar integralmente naquilo que você precisa fazer, você vai ter uma “certa” atenção no e-mail, uma “certa” atenção no WhatsApp, uma “certa” atenção nas redes sociais, e por aí vai…

E você vai perder o foco em cada um destes.

Então, você vai ter que aumentar as horas de trabalho, porque as tarefas não vão deixar de existir. Todas elas vão surgindo, uma em cima das outras.

E é  aí que você vê o seu tempo passando e perdendo o valor.

Nunca se dormiu tão pouco como atualmente, nunca fomos paras as férias tão tensos com as coisas que temos que fazer ao voltar, nunca chegamos ao final do domingo com tamanha preocupação ao pensar que a semana está chegando.

Falta de foco faz aumentar o cansaço e o desânimo.

Por isso o GoOut está aqui para reforçar para você a importância do foco nas suas atividades.

Cuide para que não haja muitos momentos distração e foque no que realmente importa. Assim como você prepara tudo para seus clientes, com muito cuidado e carinho.