Foco em soluções no momento da crise

Manter o foco em soluções no momento da crise tornou-se um desafio para os bares e restaurantes. De fato, o isolamento social ocasionado pelo contágio da Covid-19 desencadeou sérios prejuízos.

Contudo, este não é o periodo para fechar as portas do seu estabelecimento e sim traçar novas estratégias. Deste modo, você continuará gerando receita até a volta da normalidade, adaptando-se a situação.

O esperado, é que o movimento dos bares e restaurantes voltem com toda força assim que a pandemia for controlada.

Sendo assim, seu foco deve ser “reinventar”, pois é recriando a forma de levar diversão e lazer às pessoas que fará o seu negócio sair desta fase ruim. Saiba a seguir 5 maneiras para o seu estabelecimento continuar funcionando no momento da crise.

5 maneiras para o seu estabelecimento continuar funcionado no momento da crise

1 – Delivery

Entregar alimentos e bebidas diretamente na casa do cliente é a primeira solução a aderir nesta época. Certamente, esta não é uma modalidade nova de entrega e somente no Brasil movimentou cerca de R$10 bilhões na economia em 2019.

Isto significa que um sistema de delivery bem implantado ajudará o seu estabelecimento a se manter de portas abertas. No entanto, muitos empreendedores não estão familiarizados e encontram dificuldade para o elaborar de maneira eficiente.

Portanto, é necessário fazer um planejamento estratégico para a execução.

O primeiro passo é definir o cardápio específico, garantindo que as refeições chegarão na casa do cliente com qualidade.

Seguidamente, escolha o território abrangente e o valor das taxas cobradas. Lembrando que o cliente precisa saber exatamente o valor cobrado pela taxa de entrega.

Além disso, defina quais serão os meios de comunicação utilizados para fazer o pedido, tais como: aplicativos, mensagens de texto, telefone, entre outros. Evidenciando, que estas ferramentas funcionarão como a porta de entrada para o seu estabelecimento, precisando ter alguém para os recepcionar.

Por último, cuide dos horários para o consumidor não ficar esperando mais do que o combinado. Inclusive diferencie-se e ofereça novas maneiras de pagamento além do crédito, débito ou dinheiro.

Recentemente, há várias plataformas para pagamentos online que estão sendo muito utilizadas, aproveite estas situações.

2 – Divulgação nas redes sociais

Use as suas redes sociais para se comunicar com o seu público e atrair mais clientes. Outra lição que a pandemia veio nos ensinar é a necessidade de estar atento às ações de marketing digital, tendo uma presença frequente nas principais mídias sociais.

A solução nesta etapa é seduzir o máximo de usuários com fotos e vídeos que dão água na boca dos seus pratos e bebidas. Abuse de todos os recursos que as suas redes sociais possuem, tais como: postagens no feed, stories e até mesmo lives!

Sendo assim, informe sobre a nova forma de atendimento, pagamento e capriche nas fotos.

3 – Faça combos promocionais para o delivery

A terceira maneira para continuar gerando receitas no seu estabelecimento é ofertando combos promocionais. Crie kits atrativos com pratos, drinks e sobremesas, colocando um valor promocional ou até mesmo o frete grátis.

Uma excelente opção é fazer combos promocionais diários com o prato principal do dia. Fique de olho nas datas comemorativas e faça lives para oferecer kits e ofertas especiais nestas ocasiões. Essas ações incentivam o cliente a degustar uma boa refeição diariamente e em momentos especiais com um preço bem acessível e no conforto do lar.

4 – Criatividade

Coloque a sua criatividade para trabalhar neste período. Diante desta situação há duas opções muito usadas: garrafinhas personalizadas e  os vouchers.

Uma alternativa para chamar atenção do seu público é entregar os seus melhores drinks diretamente na casa do cliente através de garrafinhas personalizadas. É uma excelente oportunidade para pegar uma carona e divulgar o seu estabelecimento. Coloque nas garrafinhas frases divertidas, slogan do seu estabelecimento e número de telefone para contato.

Outra ocasião favorável que surgiu diante desta crise foi a venda antecipada de vouchers para serem usados quando os bares e restaurantes abrirem. Assim, você poderá vender um voucher antecipado e no dia da abertura o cliente terá direito ao consumo.

5 – Aproveite a tecnologia neste momento de isolamento social

Como já foi mencionado anteriormente, o momento agora é de reinventar. Há ótimos aplicativos que irão ajudar o seu bar ou restaurante a sair desta crise! Uma vez que, a partir deles é possível divulgar o seu estabelecimento e ser encontrados por clientes e turistas interessados no seu cardápio.

Então, se você quer driblar essa crise, é imprescindível estar sempre atualizado. O GoOut é o aplicativo ideal para seu estabelecimento. Deste modo, você poderá divulgar suas promoções, fotos, cardápios, programações e ser encontrado por muitas pessoas que não abrem mão de uma boa comida e bebida. Conheça mais sobre o GoOut que logo estará pronto para te dar uma mãozinha.

Conclusão

Em síntese, estas são as 5 maneiras para o seu estabelecimento continuar funcionado no momento da crise e, possíveis para começar agora! É óbvio que os seus clientes sentem tanta falta do seu estabelecimento como você deles.

Então, nesta fase estreite os laços com o seu público, mantendo-se unidos, mesmo com a distância provocada pelo isolamento social. Pois, a missão do seu estabelecimento é levar diversão, boa comida e bebidas para as pessoas, até mesmo neste momento de pandemia.

Portanto, não deixe de cumprir com este propósito. Leve o seu negócio para dentro da casa do seu cliente! Hoje, as novas tecnologias e aplicativos estão aí para ajudar e inovar a forma de comunicação. Adapte-se a este período e mantenha o seu foco nas soluções!