Dicas de fotografia para divulgar seu estabelecimento

Uma imagem fala mais que mil palavras, quantas vezes você já foi visitar um local ou saborear uma refeição somente por causa de uma bela foto?

Tirar fotos profissionais é uma maneira eficaz e barata para divulgar o seu estabelecimento. Além do mais, as fotos compartilhadas com o público trará mais valor ao seu serviço. Ademais, o seu estabelecimento se tornará destaque da concorrência!

As palavras “fotos profissionais” provavelmente deve soar um pouco estranho, fazendo você pensar que será necessário contratar um fotógrafo. No entanto, não é nada disso. Pois, apenas com o celular e algumas dicas é possível criar imagens incríveis.

Então, continue a leitura e anote essas 9 dicas para fazer fotos bonitas e divulgar o seu estabelecimento.

9 dicas para tirar fotos bonitas e divulgar o seu estabelecimento

1 – Quanto mais pixel maior é a nitidez

O primeiro ponto é avaliar a quantidade de pixels que a câmera possui, pois quanto maior ele for mais as imagens sairão fidedignas. O importante é que as fotos estejam nítidas e com qualidade.

Seguidamente, antes de começar a captura limpe a câmera do seu celular e configure a resolução para atingir o máximo de nitidez.

2 – Ajuste o foco

Previamente à sequência de cliques do seu estabelecimento ou daquele prato maravilhoso, preste atenção no foco da câmera. Prefira o manual, ao invés do automático. Uma vez que, esta última opção poderá dar ênfase em objetos e cenários desnecessários.

3 – Iluminação Ideal

A iluminação é o quesito chave que garantirá uma imagem impecável. Deste modo, para registrar os melhores momentos do seu ambiente a luz precisa ser abundante. Ou seja, quanto mais iluminado o local estiver mais bonitas e nítidas serão as fotos.

Além disso, a iluminação ideal precisa estar em volta do objeto ou cenário a se fotografar e não diretamente em cima. As luzes fortes, sem desvios no foco da imagem a se registrar, causa sombras e reflexos. Esteja atento a este detalhe.

A claridade pode ser tanto natural quanto artificial. Porém, a primeira proporciona imagens com mais visibilidade. Então, aproveite a luz do dia para fotografar pratos, sobremesas e drinks!

Já para os momento noturnos vale apena investir em acessórios como o Ring Light, uma iluminação de LED e de custo bem baixo. Este apetrecho proporciona uma claridade eficaz, não faz sombras sobre a imagens e se você fotografar os seus clientes a pele sairá com mais uniformidade.

4 – Não use flash e o zoom digital para fotografar comidas e bebidas

A quarta é manter o flash juntamente com o zoom digital da sua câmera desligados.

Como já foi mencionando, a qualidade da imagem depende da quantidade de luz. Contudo, o flash deixa as imagens feias e com cores não naturais.

Inclusive, quando usado para fotografar comidas cria brilhos e sombras diferentes do real. Deste modo, o cliente não poderá ver a cor verdadeira do prato.

Já o zoom da câmera distorce a imagem, a consequência é uma aparência ruim. Sendo assim, usar o zoom e o flash para registrar objetos resulta em fotos nada atrativas e pouco profissionais.

 5 – Cenários atrativos

Capture os cenários atrativos do seu estabelecimento, além disso observe o fundo para ver se não há algum objeto desnecessário. Senão, você tirará o foco da mensagem que deseja passar.

Ressalte através das imagens o diferencial do seu estabelecimento. Inclusive, você pode montar uma mesa incrível com os seus melhores pratos e drinks para divulgar algumas fotos que dão água na boca.

Uma excelente ideia para bares e restaurantes é registrar diferentes cenários, incluindo as mesas, decoração, comidas, drinks, fachada do seu estabelecimento, palco, lustres e clientela.

Já quando for fotografar pratos de comida vale a pena fazer aquela decoração especial. Experimente fazer cliques de lado e pratos sendo montados, seguindo todas as dicas citadas aqui.

6 – Fotografe o seu estabelecimento sempre com a câmera na horizontal

É comum quando vamos tirar fotos com o celular usar a câmera vertical na maioria das ocasiões.

Entretanto, este é um equívoco e para fazer imagens de qualidade registre sempre as suas fotografias com a câmera na horizontal. Pois, assim você conseguirá fazer um melhor enquadramento, além de aproveitar o espaço e o cenário a volta do objeto principal.

E não se esqueça de usar sempre as duas mãos para evitar fotos tremidas!

7– Ative o modo HDR durante o dia e desative à noite

O recurso HDR presentes nas câmeras dos celulares aumenta a qualidade das fotos, conseguindo capturar imagens com cores mais vibrantes e criar um contraste incrível.

Desta maneira, ele irá capturar uma sequência de 3 fotos automaticamente e fazer a combinação com os melhores aspectos. Assim, será apresentado a imagem com a maior qualidade.

Evite usar este recurso apenas quando fotografar à noite, pois neste caso o modo HDR surte o efeito contrário.

8 – Experimente ângulos diferentes

A oitava dica para fazer imagens incríveis do seu estabelecimento é experimentar ângulos e distancias diferentes para registrar o ambiente.

Principalmente, ao fotografar a clientela, decoração e fachada. Ou seja, evite fazer cliques retos demais explore todas as perspectivas.

9 – Enquadramento perfeito

Por fim, use as grades da câmera do celular para enquadrar o objeto desejado exatamente no centro.

Elas aparecerão como linhas para dividir o cenário de maneira explícita, permitindo que você capture o melhor ângulo do ambiente. Ideal para registrar imagens de pratos e drinks.

Finalizando o assunto

As imagens do seu bar ou restaurante serão o diferencial para atrair novos clientes, especialmente nos dias atuais que vivemos conectados em múltiplas telas.

Estas são as melhores dicas para tirar fotos e divulgar o seu estabelecimento. Então, selecione cenários e pratos deslumbrantes, colocando-as em prática.

Com o aplicativo GoOut você pode compartilhar cliques profissionais e irresistíveis do seu estabelecimento, pratos sofisticados, drinks e muito mais. Portanto, comece já a fazer o seu planejamento de fotos para atrair mais clientes.