Como a tecnologia favorece o seu negócio

O avanço da tecnologia na vida das pessoas determina um padrão de comportamento. Entenda como você deve fazer com que esta realidade seja uma grande aliada para os seus negócios.

Manter a casa cheia é o maior desafio e o grande desejo que você tem como dono de restaurante, bar, ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, sobretudo aqueles voltados para o lazer e entretenimento.

Você sempre está a procura de alternativas para proporcionar uma experiência única para seus clientes, pois assim eles certamente irão voltar depois de conhecer a sua casa.

É muito importante investir corretamente em um plano de comunicação para divulgação da sua marca. É necessário conhecer profundamente seu público e se conectar constantemente com ele.

Mas como é possível fazer com que o maior número de pessoas de fato vivencie a experiência de estar no seu estabelecimento e experimente as delícias que ele oferece?

Despertando o desejo das pessoas!

E a melhor forma de despertar o desejo de uma grande quantidade de pessoas, “simultaneamente”, sem que todas elas estejam presentes fisicamente ali, sentadas na mesa de seu estabelecimento, é através da tecnologia.

É ela quem “dá vida” a tudo isso.

É quem leva os sabores e os espetáculos para dentro do mundo das pessoas e que desperta o desejo de vivenciar a experiência real daquilo que está sendo apresentado no virtual.

A tecnologia é vital aos negócios, mas atenção!

A Internet é a principal ferramenta de pesquisa e decisão para o consumo de produtos e serviços.

É redundante falar da importância de tecnologia e redes sociais para empresários experientes como você, mas é necessário reforçar que, deve saber como utilizar a seu favor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2017, 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Do total das empresas respondentes desta pesquisa, 94,4% estão presentes em redes sociais e 62% avaliam que elas têm um papel relevante nos negócios.

Por isso é muito comum você observar cada vez mais estabelecimentos investindo em melhorias em seu perfil de Instagram e Facebook. Além disso, estão buscando cada vez mais ofertas para o “público online” nos seus websites ou páginas de vendas e atendimento virtual.

Isso sem contar o uso do Whatsapp, que talvez já seja um dos maiores canais de contato das empresas de lazer e entretenimento com seu público.

O negócio real e a presença virtual acabam se misturando em um movimento de ações e experiências complementares entre clientes e usuários.

Alguns detalhes deste “jogo” entre offline e online devem ser cuidados.

Cuidados importantes:

A implantação da tecnologia e das redes sociais como diferencial competitivo exige certos cuidados que você não pode negligenciar com sua empresa e seu púbico.

Preste muita atenção:

  • Crie e mantenha um perfil profissional nas redes sociais;
  • Desenvolva a capacidade de ouvir sugestões de usuários e responder pro-ativamente a elas;
  • Além de proatividade, não se esqueça da agilidade. Seja rápido nas respostas;
  • Capacite os colaboradores de sua empresa para lidar com a tecnologia e redes sociais;
  • Caso tenha um E-commerce, mantenha sempre atualizado e com promoções atrativas.

São alguns detalhes operacionais simples e até um pouco evidentes, mas que podem fazer toda a diferença para a eficácia no uso das tecnologias.

E o mais importante: SAIBA TRABALHAR O DESEJO DO SEU CLIENTE!

É isso que vai trazê-lo ao seu estabelecimento. Explore todas as alternativas de comunicação que a Internet oferece: imagens, vídeos, testemunhos, compartilhamentos e todo potencial de propagação das mensagens.

A tecnologia é imprescindível aos negócios, vá em frente!

Não se trata de uma questão de escolha! As pessoas estão mais presentes nas midias sociais e o E-commerce cresce exponencialmente: você acha que pode deixar sua empresa de fora?

De acordo com o Movimento Compre&Confie, o crescimento do e-commerce brasileiro no período da pandemia foi de 56,8%, comparado com os primeiros 8 meses de 2019.

Segundo esta mesma fonte, os números são reflexos de uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar online e gostou da experiência. É exatamente isso, o consumidor gostou da experiência de comprar online.

No lado oposto de tudo isso, mas ainda inserido no contexto das mudanças provocadas pela crise atual, veja esta informação igualmente relevante e extremamente alarmante:

Você prestou atenção em como tudo faz parte de um contexto interligado?

Existe um movimento comportamental de pessoas cada vez mais presentes em midias sociais.

Ao mesmo tempo, há a crise social e econômica que afetou as vendas dos estabelecimentos e “empurra” as pessoas para utilização intensa da tecnologia. E elas experimentam e gostam da experiência de comprar online.

Está claro agora o quanto a tecnologia impacta os seus negócios e aderir a ela não é mais apenas uma opção de escolha, ou somente mais uma forma de se comunicar com seu público?

É fácil, pois já está por toda parte.

Existem no mercado inúmeros aplicativos e soluções para facilitar a sua vida e de seu cliente. Procure a que pode ser mais útil ao seu modelo de negócio.

Você já conhece várias aplicações de tecnologias que fazem parte de seu dia-a-dia. Desde rede sociais como Facebook, Instagram, Twiter e outras, até soluções de delivery como ifood e Rappy.

Ou seja, você pode buscar informações sobre fornecedores de tecnologias e principalmente pesquisar sobre o comportamento e o universo de seus clientes.

O próprio aplicativo GoOut é uma ótima opção para estar mais perto do seu público, porque conecta o melhor público aos melhores lugares, como o seu estabelecimento. E em breve estará nas lojas para download.

Além disso, existem diversas opções de cursos online de marketing digital e milhares de informações gratuitas na própria Internet. Basta investir tempo, pesquisar e testar.

Não deixe nem espere a onda passar! Pois não se trata de uma onda, e não vai passar.