Alavancagem de vendas: o que é e como aplicar

Todo empreendedor deve ficar atento às mudanças no comportamento do seu consumidor. Assim sendo, é necessário que se estude estratégias de alavancagem de vendas que visem aumentar os lucros do estabelecimento com base na dinâmica do cliente.

Para te ajudar nesse desafio, escrevemos neste artigo, as principais dicas de marketing e como fazer seu negócio prosperar, principalmente se estiver atuando no mercado de comidas e bebidas.

Promoções e descontos são fundamentais para atrair uma boa clientela e potencializar a alavancagem de vendas

Se o empreendimento é um restaurante ou lanchonete, é bom pensar em desenvolver um plano de promoções e descontos para ele. Quem frequentar o estabelecimento, irá sentir-se atraído em fidelizar seu consumo ali, pois perceberá que o local lhe oferece vantagens adicionais.

Dê um bom treinamento à sua equipe

Uma equipe que trabalha de maneira orquestrada, fará o estabelecimento funcionar de forma dinâmica e eficiente. Um bom treinamento deixará, igualmente, sua equipe capacitada para lidar com situações de crise. Eles saberão agir mediante as situações com soluções rápidas, práticas e eficazes. 

Certamente é importante que o líder seja alguém bem preparado para gerir o estabelecimento, uma vez que, a partir de suas ordens e tomadas de decisão, os funcionários agirão no sentido de alcançar determinado objetivo.

Em um restaurante, por exemplo, é importante que os garçons estejam preparados para atender as mesas rapidamente, bem como manterem-se atentos se os clientes estão precisando de mais alguma coisa. Quanto mais atenciosos forem os funcionários, maior será a satisfação da clientela e mais chances terá de voltarem a consumir ali.

A alavancagem de vendas está também no atendimento ao cliente

Uma das piores sensações é chegar a um restaurante ou lanchonete, cansado e com fome, e ainda ter de esperar por vários minutos um garçom dirigir-se a nossa mesa para realizar o atendimento. Esta é uma forma de perder clientes e atrapalhar sua alavancagem de vendas.

Treine seus atendentes para que, sempre que novos clientes chegem ao estabelecimento, possam dirigir-se imediatamente ao encontro deles, servindo-os da melhor forma possível. Um bom atendimento fará toda a diferença.

O garçom precisará tomar nota de todos os pedidos e fazer isso com destreza e organização. Anotar pedidos errados também é igualmente uma forma de deixar seu estabelecimento em desvantagem quanto à avaliação do cliente.

Torne o ambiente agradável

Uma estratégia comum, mas eficaz, de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, é colocar para tocar uma boa música de fundo. Todo mundo gosta de estar em um local onde possa escutar músicas tranquilas enquanto conversa com os amigos, à espera da refeição.

Para deixar tudo ainda mais chamativo e com um toque de exclusividade, tente entrar em contato com artistas locais. Muitas vezes, esses artistas, principalmente em início de carreira, não cobram caro pela participação.

É uma troca: você deixa que eles apresentem-se no estabelecimento e, em contrapartida, eles irão entreter os clientes com um repertório de boas músicas e se autopromover. 

Serviço delivery para alavancagem de vendas

Uma oura forma de aumentar significativamente sua margem de lucros é oferecer um serviço delivery.

Entregar comida na casa dos clientes é algo que está bastante em alta, e você pode ter um lucro incrível ao oferecer esse tipo de serviço.

A decoração do ambiente favorece as vendas

Chegar em um ambiente bem decorado e climatizado é primordial para que um cliente decida-se por ficar ali e realizar sua refeição. Portanto, invista bastante nessa parte, pois um local bonito e devidamente organizado, com certeza chamará atenção de mais pessoas, aumentando a clientela.

Pense também se não seria uma boa ideia criar um espaço personalizado para crianças. Será um diferencial em seu estabelecimento. As crianças brincarão ali enquanto os pais conversam e realizam suas refeições com tranquilidade. Com isso, irá fidelizar clientes desse grupo, aumentando ainda mais sua alavancagem de vendas.

Participe de feiras gastronômicas

Se mora em uma região onde, com frequência, existem eventos de gastronomia, analise a possibilidade de inscrever seu estabelecimento neles.

Esta é uma forma de divulgar seu trabalho, chamando a atenção de um número maior de pessoas, e tornando o nome do seu restaurante, bar ou lanchonete ainda mais conhecido.

Muitos empreendedores alugam food trucks para expor seus pratos nessas feiras, uma vez que esse é um investimento relativamente baixo, mas rendem boas vendas.

Aplicativos gratuitos para o gerenciamento do seu estabelecimento

O GoOut é um aplicativo gratuito que está chegando no mercado, cujo objetivo é informar potenciais clientes acerca de questões como cardápio, estacionamento, programação, promoções e demais serviços de bares, restaurantes, lanchonetes e baladas.

Será fácil de ser instalado e funciona não apenas em Smartphones no sistema operacional Android, como também no iOS.

Para quem gerencia o estabelecimento, o GoOut será de grande ajuda, pois ele informa rapidamente aos clientes, fotos do local, menu, informações sobre a portaria, horário de funcionamento, programação do dia entre outras questões relevantes.

Isto poupará os funcionários de pararem suas atividades para oferecer aos clientes informações sobre wi-fi e estacionamento, por exemplo. Tudo isso beneficiará grandemente a alavancagem de vendas do seu negócio!