A importância do treinamento de funcionários

O treinamento dos colaboradores visa alinhar todos na visão missão e valores da empresa. Ao mesmo tempo investir na educação corporativa aumenta o desempenho dos profissionais e consequentemente dos resultados da empresa.

O capital humano e social é um dos maiores ativos de uma organização. Por esse motivo é que o treinamento de funcionários é visto como um investimento e não como um custo para a instituição.

O sucesso de um estabelecimento não depende somente dos esforços dos gestores, mas também de toda a equipe que trabalha nele, como os garçons e cozinheiros.

Dessa forma mesmo que você esteja totalmente engajado, se os seus funcionários estiverem desmotivados os resultados não virão.

Continue a leitura e descubra por que capacitar os seus colaboradores é tão importante e veja algumas dicas para treinar os garçons e a equipe da cozinha.

Vantagens de treinar os funcionários para o estabelecimento

Colaboradores capacitados possuem maior conhecimento sobre o seu campo de atuação e realizam as tarefas com maior qualidade.

Garçons e cozinheiros bem treinados são mais produtivos, realizando as atividades em menor tempo.

Se eles estiverem bem capacitados e com total conhecimento sobre produtos e serviços, tem maiores condições de sanar todas as dúvidas dos clientes e consequentemente maiores chances de deixá-los satisfeitos.

Além disso, sabemos que a rotatividade de garçons geralmente é alta, por isso é importante proporcionar treinamentos, já que ajuda na retenção de talentos e diminui os custos com demissões.

Melhorar as habilidades dos funcionários para realizar as atividades, pode ter um impacto significativo nos resultados alcançados.

A educação corporativa melhora a motivação e engajamento das equipes, possibilitando a troca de conhecimentos e informações, e ainda diminui significativamente o número de retrabalho.

Como treinar a equipe da cozinha

Para que um restaurante tenha sucesso e boas avaliações, é necessário que a comida servida seja de qualidade e a equipe da cozinha seja eficiente. Confira abaixo alguns pontos principais que devem ser alinhados nesse setor.

Apresentação dos pratos

A forma com que o prato chega na mesa do cliente é muito importante, um consumidor primeiramente ‘come com os olhos’ e quando algo não está visualmente bonito as chances de insatisfação são maiores.

Portanto, capacite a equipe da cozinha para que saibam fazer uma boa apresentação dos pratos.

Normas de conduta

Para garantir que os pedidos cheguem sem erros e atrasos nas mesas dos clientes, é necessário estabelecer regras. Evitar o uso de celular e proibir conversas aleatórias que possam distrair a equipe.

Além disso, é crucial que todos os profissionais conheçam as normas da empresa, para evitar conflitos entre a própria equipe da cozinha ou até mesmo com os demais funcionários.

Aprimoramento

É necessário que os colaboradores estejam sempre buscando o aprimoramento pessoal e dos pratos desenvolvidos.

Acompanhar as tendências do mercado é essencial e as vezes pode ser necessário incorporar itens mais elaborados ao cardápio, principalmente em datas comemorativas como o dia dos namorados por exemplo.

Como treinar a equipe de garçons

Agora que a sua equipe da cozinha já está bem treinada, é importante capacitar também os garçons. Isso porque, mesmo que no seu estabelecimento tenham os melhores e mais saborosos pratos, se o atendimento for ruim, será pouco frequentado.

Confira a seguir algumas dicas para treinar os seus garçons.

Vocabulário

As palavras e frases clássicas de educação e cortesia como ‘obrigado’, ‘com licença’ e ‘boa noite’ devem fazer parte do vocabulário dos garçons. Além disso, oriente os garçons a nunca retirar os objetos ou sobras dos pratos da mesa sem antes pedir a autorização do cliente.

Expressões

Mesmo que eles sejam educados e falem as palavras citadas acima, de nada adiantará se as suas expressões forem de frustação ou impaciência. A entonação da voz também conta muito para a satisfação dos clientes, portanto o ideal é que sempre estejam receptivos e atentos mesmo perante alguma reclamação ou sugestão.

Padrão de atendimento

A postura dos garçons conta muito na impressão que os clientes terão sobre o seu estabelecimento. É importante que todos sigam um mesmo padrão de atendimento e estejam uniformizados (mesmo que seja algo simples como uma calça jeans e camiseta preta, por exemplo).

Possibilitar que os clientes identifiquem quem são os garçons facilitará muito para eles além de demonstrar maior organização.

Além disso, estabeleça um local estratégico para a permanência dos garçons onde eles possam visualizar as mesas e atenderem prontamente a algum chamado.

Considerações finais

Como você pôde perceber, investir no treinamento de funcionários do seu estabelecimento é essencial e muito vantajoso.

Independente do porte ou localização da empresa criar, um programa de educação corporativa é necessário para alcançar o sucesso empresarial mais rapidamente.

Por último, é importante ressaltar que os treinamentos devem ser feitos de forma contínua, dessa maneira as equipes se mantêm sempre atualizadas, capacitadas e trazendo a cada dia mais benefícios para o estabelecimento.