5 estratégias de marketing digital para bares e restaurantes!

Propaganda é a alma do negócio! Com certeza você já ouviu essa frase não é mesmo? A divulgação do empreendimento é o coração da empresa e deve ser planejado com estratégia e consistência. Principalmente, quando falamos do segmento de bares e restaurantes.

Investir em estratégias de marketing digital é de suma importância! Resumidamente, essa tática é um conjunto de ações que uma empresa executa de maneira online, com o objetivo de atrair mais clientes e desenvolver uma identidade da marca.

Através de técnicas bem implementadas o estabelecimento consegue atingir um grande número de pessoas e reputação na área. Tudo isso de maneira eficiente e barata.

Portanto, continue lendo e conheça as 5 estratégias de marketing digital para bares e restaurantes! Uma excelente oportunidade para destacar-se da concorrência.

1 – Site responsivo – a base do marketing digital

Bares e restaurantes também precisam ter um site responsivo, assim como toda a empresa que deseja crescimento e expansão. Pois, ele é a base das estratégias de marketing digital.

Por meio dele é possível fornecer informações importantes sobre o estabelecimento, gerando mais autoridade e credibilidade ao local. Aliás, quando falamos na criação de um site é importante abordar 3 fatores fundamentais: responsividade, blog e otimização em Seo.

Responsividade

O primeiro fator a ser levado em conta é a responsividade do site, ou seja, ele precisa se adaptar a tamanhos diferentes de tela. Seja no computador, tablet ou smartphone a qualidade e a experiência do usuário precisa ser a mesma.

Blog

O segundo, é anexar um blog com conteúdos relevantes a sua audiência ao site do estabelecimento. Esse, é um projeto que costuma levar resultados de médio a longo prazo.

Através dele a empresa atrai e retém clientes por meio de postagens de qualidade e de interesse do público. Uma excelente ideia é abordar sobre os pontos turísticos da cidade, eventos, baladas, dicas e indicações de drinks e pratos!

Otimização em Seo

Já o terceiro fator que precisa ser considerado é a otimização do site em Seo. Pois, esse é um conjunto de atividades realizadas para melhorar o posicionamento da página nos mecanismos de busca.

Em síntese, o termo Seo (Search Engine Optimization), significa otimização para os motores de buscas. Em outras palavras, é um agrupamento de estratégias que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o posicionamento de uma página, de acordo com a palavra-chave pesquisada.

2 – Página do Facebook

A segunda estratégia de marketing digital para bares e restaurantes é uma presença no Facebook através da página empresarial! É fundamental divulgar o seu negócio nessa rede, já que ela é uma fonte de pesquisa do público.

Nela, é possível associar dados como endereço, avaliação do estabelecimento, classificação e opinião de outras pessoas que já visitaram o local. Além disso, o proprietário consegue divulgar a página do negócio por meio de publicações patrocinadas, atingindo exatamente o tipo de público desejado.

Eventos no Facebook

Os eventos no Facebook também são estratégias que trazem muito resultado, pois traz um senso de urgência e gera expectativas. Portanto, planeje um momento especial por mês ou semana para criá-los!

Eles podem ser comemorações como shows, rodízios, descontos, datas especiais, entre outros. O importante é que o consumidor saiba com exatidão o que vai acontecer e que o evento seja bem estruturado.

3 – Instagram

O Instagram é a rede social mais usada para divulgar fotos e que gera bastante engajamento. Aliás, ele é a preferência para compartilhar bons momentos e espalhar felicidade.

Como é um aplicativo especialmente para fotos, ele conta com recursos e ferramentas para recorte e filtros. Além de outras ferramentas que podem ajudar na divulgação do estabelecimento, como: stories, enquetes, caixinha de perguntas, vídeos de até 10 minutos no IGTV e lives para fazer transmissões ao vivo.

4 – Google meu negócio

Empreendimentos locais precisam ter presença marcada no Google meu negócio. Ele é uma plataforma gratuita para as empresas terem uma influência digital no Google e no Google Maps.

Assim, por exemplo, quando um usuário na internet fizer a pesquisa no buscador pelo termo “Bar em São Paulo” aparecerá todos os bares da cidade cadastrados, informando endereço, hora de funcionamento, telefone e fotos.

Inclusive, os visitantes podem avaliar o local e fazer comentários. Também é possível indexar um botão para colocar o endereço do site, ou abrir o Google Maps para direcionar o usuário até o local.

O ideal é usar nomes facilmente identificáveis, para o termo ser encontrado no máximo de buscas possíveis. Outro destaque é que o Google meu negócio disponibiliza dados importantes para analisar métricas e resultados.

Na aba insights, você encontra os dados demográficos sobre os usuários que descobriram o estabelecimento, quais foram as ações executadas e informações sobre os horários e dias que possuem maior movimento.

Além disso, a plataforma disponibiliza a criação de um site básico aos negócios cadastrados. Nele há a opção para colocar botões de ligar, enviar mensagens e ver rotas no mapa.

5 – Aplicativos de nicho

A presença de bares e restaurantes em aplicativo de nichos ajudam a aumentar as vendas, divulgar e gerar reconhecimento ao estabelecimento.

Essa ferramenta de marketing digital é fundamental na estratégia e eleva as chances de capturar pessoas que estão interessadas em novidades, lugares para conhecer e diversão. O destaque é que os clientes podem deixar uma resenha informando sobre como é o local.

Marque a presença do seu estabelecimento com o aplicativo GoOut

O aplicativo GoOut localiza bares, restaurantes, baladas e eventos de uma região

Os donos do estabelecimento podem divulgar fotos, cardápios, promoções, horários de funcionamento e informações importantes como formas de pagamento, estacionamento, área kids e outros serviços.

A conta Premium disponibiliza maior destaque dentro do aplicativo, sendo possível divulgar happy hour, programações detalhadas e até fazer promoções exclusivas. Além disso, o seu bar ou restaurante aparecerá sempre como prioridade na página inicial.

Em síntese essas são as melhores estratégias de marketing digital para bares e restaurantes.

Gostou da novidade? Em breve o aplicativo GoOut estará disponível gratuitamente para Android e IOS!