5 Dicas para fidelizar clientes e aumentar as vendas

Fidelizar clientes é o objetivo de qualquer estabelecimento, isso porque retê-los traz inúmeras vantagens para o seu negócio.

Um cliente fiel sempre vai ver a sua empresa como a primeira opção e vai ser um consumidor frequente, consequentemente aumentando seu faturamento.

Além disso, o público fidelizado contribui para o marketing orgânico do seu negócio, indicando e falando bem do local para a família, amigos e conhecidos, inclusive nas redes sociais.

Existem diferentes formas de atingir esse objetivo, e é sobre isso que nós vamos falar no post de hoje. Continue a leitura e descubra algumas dicas para fidelizar clientes e aumentar as suas vendas.

1. Conheça a persona do seu negócio

 A persona é uma caracterização fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é feita com base em informações reais sobre os seus clientes, como comportamentos, motivações e preocupações.

Você precisa conhecer quem é o seu público-alvo e adaptar o seu negócio para atender as expectativas deles.

Adeque o ambiente de acordo com a proposta do estabelecimento. Tenha garçons descolados em pubs, nos restaurantes mais sofisticados procure oferecer um atendimento mais formal.

E ainda uma dica é fazer um cardápio criativo, no caso de bares a ideia é personalizar o cardápio com nomes de bandas de acordo com o estilo musical (rock, sertanejo…), adaptar com nomes de séries, personagens de filmes. Dessa maneira ficará divertido fazer o pedido.

Esses pequenos detalhes fazem com que os clientes tenham maior afinidade com o seu estabelecimento.

2. Construa um bom relacionamento com seus clientes

O relacionamento com o cliente pode ser construído com um bom atendimento, inclusive por pedidos delivery.

Ao enviar o pedido do cliente, reserve um tempinho para deixar uma mensagem de agradecimento, desejar um bom final de semana ou algo do tipo.

Aproveite que muitas vezes o nome do cliente fica visível nos aplicativos de entrega e adapte a mensagem com o nome dele, isso o fará se sentir importante para a marca.

3. Invista na experiencia do consumidor

Atualmente não basta ter um bom produto, o público deseja ser bem atendido e a fidelização dos clientes dependerá da experiência que eles tiverem no seu estabelecimento. 

Mantenha sempre os banheiros limpos e higienizados, tenha garçons e atendentes simpáticos, gentis e educados, não deixe o cliente esperando muito tempo para receber os pedidos e ainda, evite esquecer de anotá-los.

Ofereça cortesias como um cafezinho ou chá após o jantar, e em casos de datas comemorativas como aniversários, prepare algo exclusivo no seu estabelecimento.

Uma dica é presentar o aniversariante com uma sobremesa, como por exemplo cupcakes com velas para cantar parabéns. Certamente isso vai despertar nele o desejo de postar a ação nas redes sociais, gerando uma publicidade orgânica..

É muito importante ter disponível mais de uma máquina de cartão, pois caso surja algum imprevisto, e a máquina fique sem bateria ou fora de área não causará conflitos e nem constrangimentos.

Essas dicas se aplicadas, fazem com que os clientes fiquem mais à vontade, se sintam respeitados e mais íntimos do local.

4. Mantenha canais de comunicação ativos

Para manter um bom relacionamento com o cliente, primeiramente é preciso ter uma boa comunicação com ele.

Além do tradicional telefone, é ideal ter uma página do seu negócio nas redes sociais e ter também um Aplicativo de Mensagens Instantâneas para uso comercial.

Isso facilita a comunicação com o consumidor, permite a resolução de problemas e dúvidas, vendas e até mesmo reservas de mesas.

E ainda, para melhorar o entendimento com o consumidor, se o seu estabelecimento é localizado em uma região turística e que recebe clientes estrangeiros, lembre-se de fornecer treinamento para que os funcionários para que eles consigam fazer um bom atendimento para esse público.

Os canais de comunicação podem se tornar um excelente diferencial competitivo, além de estreitar os laços com os seus clientes.

5. Cartões fidelidade

Um cartão fidelidade é uma boa estratégia para retenção de clientes, mas para que ele funcione é preciso estabelecer uma recompensa atrativa, caso contrário não surtirá efeitos.

Essa estratégia consiste na elaboração de um cartão, onde por exemplo a cada 10 compras o cliente recebe uma gratificação, que pode ser descontos, produtos ou serviços. 

No caso de restaurantes o prêmio pode ser um almoço ou jantar grátis, e em barzinhos a recompensa pode ser uma porção de batatas fritas ou uma torre de chopp. Tudo vai depender da proposta do estabelecimento, do que será mais vantajoso para o seu negócio e ao mesmo tempo atrativo para os clientes.

Os cartões fidelidade são uma excelente forma de induzir o público a criar um vínculo com a sua empresa.

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos” – Philip Kotler

Considerações finais

Esperamos que após a leitura deste post você consiga implementar alguma ou todas as dicas no seu estabelecimento para ter mais clientes assíduos e satisfeitos.

Já falamos num post anterior da importância do treinamento de funcionários, (caso ainda não leu o artigo clique aqui). Ações básicas e simples como possuir um bom atendimento e ter um ambiente limpo e agradável já são uma boa parte do processo para reter consumidores e torná-los fiéis.

Agora, se você já faz ações para fidelização conta para gente nos comentários o que é e se tem surtido efeitos para o seu negócio.